Sabão com restos de frituras (óleo usado):

Sabão com restos de frituras (óleo usado):

Ingredientes: 6 kg de óleo (equivalente a quase 6,5 litros)
1 kg de soda 99. Se usar soda de supermercado use apenas 5 litros de gordura.
2 litros de água. Nada mais. Tem gente que coloca detergente, sabão em pó, pinho, maisena, não precisa nada disso, é jogar produto fora. Se quiser, pode colocar uma colher de essência de eucalipto.
Modo de fazer:
Dissolva a soda na água um dia antes ou pelo menos 8 h antes para que ela esfrie.
Esta solução tem o nome agora de:        LIXÍVIA.
Esquente o óleo (apenas morno), coe em uma lata (nada de alumínio), misture a essência (se for usar), despeje a lixívia e mexa com uma ripa (nada de cabo de vassoura) até que comece a engrossar e despeje numa caixa de madeira forrada com plástico ou dentro de caixinhas vazias de leite ou então naquelas formas compradas na 1,99 (nada de alumínio). O tempo para cortar, você verá. Se fizer à tarde, corte no outro dia se fizer cedo, corte à tarde. São detalhes que você vai observar. O corte pode ser feito com faca ou um pedaço de fio de aço amarrado em dois pedacinhos de cabo de vassoura ou a alternativa apresentada no início.
Podemos substituir metade do óleo usado por sebo de boi, então a receita aceita mais um litro de água. A quantidade de água varia conforme o tipo de gordura se é saturada (sólida) ou insaturada (líquida). As saturadas são os sebos e as banhas e as insaturadas são os óleos. Podemos substituir e fazer com 4 kg de sebo e 2 kg de óleo, então a receita aceita 4 litros de água. Detalhe interessante: Quando o sabão é feito com mais gorduras saturadas, ele engrossa mais rápido, então, o tempo de ficar mexendo é mais curto, cerca de 5 a 10 minutos. Outro detalhe: Você pode até colocar mais água, daí o sabão fica mais mole, demora mais tempo mexendo e se a temperatura não for respeitada (sempre morna), a receita pode desandar. Tudo isso é feito fora do fogo. Se a receita desandar, então temos que.

Levá-la ao fogo para corrigir, então se deverá observar outro ponto no sabão, é o ponto de fio (sabão quente).
A qualidade desse sabão varia conforme a gordura usada. Ele fica mais duro e branco se forem usados sebo e coco. Ele vai fazer mais espuma quando tem óleo ou coco. Estas receitas aceitam também uns 200 ml de lauril (Lauril Éter sulfato de sódio ou simplesmente LESS), esse produto é usado para aumentar a quantidade de espuma dos sabões, sabonetes, xampus e detergentes em geral. Ele deve ser misturado na lixívia, antes de despejá-la na gordura morna.
PARA A COMPRA DOS PRODUTOS QUIMICOS ACESSE;.